Acondicionamento de resíduos: qual o melhor recipiente?

acondicionamento-de-resíduos

O acondicionamento de resíduos é realizado na empresa ou na indústria. Para a realização do acondicionamento, recipientes adequados são necessários. Muitas empresas adquirem os recipientes sem observações essenciais. Então: qual seria o melhor recipiente?

O melhor recipiente para acondicionamento de resíduos é aquele específico para o tipo de resíduo gerado, ou seja, o primeiro passo é conhecer a tipologia e característica do resíduo. Resíduos líquidos devem ser acondicionados de forma que não haja vazamentos, assim como os resíduos sólidos devem ser guardados em locais que não permitam perdas e quedas de materiais.

Leia mais: Quer mais espaço para acondicionar seus resíduos?

A Ecopetro realiza visita no cliente e presta consultoria técnica no sentido de indicar o melhor recipiente para o seu resíduo gerado. Os tipos mais conhecidos de recipientes, são:

Big bags
Big bags, como o próprio nome diz, são sacolas grandes que armazenam resíduos sólidos a granel. As sacolas são feitas de polipropileno de alta resistência e são de fácil manuseio. Indicadas para resíduos sólidos.

IBC (Contêineres com grade de ferro)
Contêineres de plástico têm capacidade que varia entre 120 e 360 litros. Indicados para resíduos líquidos.

Caçambas Rollon
Caçambas com capacidade de 5m³ ou aproximadamente 5 toneladas. É muito usada para armazenar resíduos orgânicos e de construção civil.

Tambores ou Bombonas
Tambores geralmente são metálicos e têm capacidade de 200 litros. Já as bombonas são de plástico e têm capacidade de 200 a 300 litros. Indicado para resíduos sólidos e líquidos, a depender da tipologia do resíduo.

Ressaltamos ainda a importância da atenção aos equipamentos de acondicionamento de resíduos quanto a etiquetas de identificação e locais de conservação. Lembramos que o gerador, o transportador e o destinador possuem responsabilidade compartilhada pelo resíduo gerado e, consequentemente, pelo modo de acondicionamento dele.

Ficou interessado em saber mais? Continue acompanhando nosso blog ou fale com a gente!