Acondicionamento de resíduos: entenda a importância

O acondicionamento de resíduos é a etapa seguinte à geração de resíduos. Esse deve ser feito de forma compatível com a classificação, volume e quantidade de resíduos, segundo Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, deve-se levar em consideração, a frequência e o modo de coleta.
O armazenamento correto é de grande importância, visto que facilita a coleta de resíduos, o transporte de resíduos, inibe a chance de acidentes, minimiza o impacto visual e o mau cheiro, impede o acesso de animais e insetos e diminui o risco de proliferação de doenças.
Os equipamentos de armazenamento devem facilitar o manejo do material e evitar o derramamento dos resíduos. Existem diversos tipos de recipientes utilizados para o correto acondicionamento de resíduos. Conheça alguns indicados como eficazes:
Big bags
Big bags, como o próprio nome diz, são sacolas grandes que armazenam resíduos sólidos a granel. As sacolas são feitas de polipropileno de alta resistência e são de fácil manuseio.

Big Bags
Contentores de Plástico
Contentores são utilizados para armazenar de 3 a 4 sacos de 100 litros, de resíduos orgânicos ou comum.

Contentores de Plástico
Containers de Plástico
Containers de plástico têm capacidade que varia entre 120 e 360 litros.

Containers de Plástico
Compactadores Estacionários
Compactadores são equipamentos que possuem uma prensa na região interna e unidade hidráulica estacionária. São regularmente utilizados para depósito de resíduos orgânicos. Têm capacidade de 7m³ e 17m³.

Compactadores Estacionários
Caçambas Rollon
Caçambas com capacidade de 5m³ ou aproximadamente 5 toneladas. É muito usada para armazenar resíduos orgânicos e de construção civil.

Caçambas Rollon
Tambores ou Bombonas
Tambores geralmente são metálicos e têm capacidade de 200 litros. Já as bombonas são de plástico e têm capacidade de 200 a 300 litros.

Tambores e Bombonas
Ressaltamos ainda a importância da atenção aos equipamentos de acondicionamento de resíduos quanto a etiquetas de identificação e locais de conservação. Lembramos que o gerador, o transportador e o destinador possuem responsabilidade compartilhada pelo resíduo gerado e, consequentemente, pelo modo de acondicionamento dele.
Ficou interessado em saber mais? Continue acompanhando nosso blog ou fale com a gente!