Resíduos perigosos são tratados pela Ecopetro

resíduos-perigosos

Indústrias e empresas geram resíduos perigosos que necessitam de tratamento e destinação final específicos. Água contaminada, equipamentos de proteção individual e uniformes contaminados com óleo de máquinas e motores, embalagens, dentre outros, peças da linha de produção são alguns exemplos de resíduos que devem ser descartados de maneira correta.

A Ecopetro faz a gestão global de resíduos para que o cliente fique seguro e tenha um respaldo legal sobre seus materiais residuais. Esse processo consiste em um conjunto de ações, como avaliar o resíduo, orientar o armazenamento, fazer o acondicionamento para transbordo, transportar, realizar a triagem, efetuar o tratamento e, por fim, destinar devidamente o material, de acordo com o plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Por se tratar de um resíduo perigoso, a tratativa deste material deve ser criteriosa. Os funcionários do cliente e da Ecopetro precisam estar habilitados para manejar esses resíduos, visto que existem normas técnicas de segurança para evitar riscos como derramamento e contaminação de seres humanos.

Os resíduos perigosos são chamados de Classe I, por possuírem propriedades físico-químicas que representam riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Os resíduos de Classe I podem ser inflamáveis, corrosivos, reativos e tóxicos. Sendo assim, essa classe merece a atenção de seus geradores, pessoas públicas ou privadas, porque causa acidentes de maior impacto e gravidade.

Tipos de tratamento e destinação para resíduos perigosos (Classe I) que a Ecopetro realiza:
Coprocessamento
Aterro Industrial Classe I – Disposição Final
• Estação de Tratamento de Efluentes

Ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Fale conosco! Ligue no (62) 3598-0218 ou mande um e-mail para [email protected]