Gestão Global de Resíduos: da identificação à destinação final de resíduos industriais

gestão-global-de-resíduos

Os resíduos industriais gerados são o nosso principal foco de trabalho. A gestão global de resíduos nos faz atuar de maneira adequada e segura no armazenamento, coleta, transporte e destinação final de resíduos.
As indústrias podem gerar resíduos líquidos, sólidos e pastosos. Cabe à Ecopetro identificar o resíduo juntamente com o responsável pela área na indústria e realizar as classificações e os possíveis processos de tratamento e destinação.

Destacamos as etapas da gestão global de resíduos para que você entenda melhor como atuamos:

  1. Identificação dos resíduos: os profissionais da Ecopetro se deslocam até a indústria e identificam os resíduos e os processos de produção deste material. Aproveitamos a ocasião para sugerir melhorias no campo do acondicionamento e armazenamento de resíduos.
  2. Classificação dos resíduos: nesta etapa, nossos profissionais fazem análises para classificação dos resíduos, podendo ser: Classe I (perigoso) ou Classe II (não-perigoso) – Inertes ou Não-Inertes.
  3. Acondicionamento dos resíduos: Após a identificação e classificação do resíduo, os profissionais da Ecopetro pensam e viabilizam a melhor forma de acondicionamento para cada tipo de resíduo encontrado. A Ecopetro disponibiliza, mediante negócio acordado, recipientes para o armazenamento dos materiais, ou seja, disponibilizamos tambores, conteineres, dentre outros, big bag´s.
    acondicionamento-de-residuos

    Acondicionamento de Resíduos

     

  4. Coleta e transporte dos resíduos: A coleta é realizada por mão de obra treinada e certificada para tal serviço e os condutores do transporte de resíduo possuem todos os equipamentos e  documentos obrigatórios para atuar no segmento. Os veículos utilizados na coleta são licenciados e adaptados para evitar derramamento e acidentes ambientais e de trânsito.Transporte de Resíduos Perigosos
  5. Tratamento dos resíduos: há várias opções de tratamento de resíduo, isso vai depender da classificação do material. Apresentamos alguns tratamentos realizados pela Ecopetro:
  • Resíduos perigosos ou classe I (químicos, sólidos e industriais): são resíduos propícios ao coprocessamento. Este tipo de tratamento se trata do uso destes resíduos na produção de combustível substituto para queima em fornos de cimenteiras.
  • Resíduos líquidos: são efluentes contaminados com óleo que devem ser tratados em estação de tratamento de efluente. O processo de tratamento na Ecopetro é realizado de forma físico-química, sem agressão à natureza.
  • Resíduos não-perigosos (sólidos e industriais): os resíduos são triados e separados para melhor aproveitamento do material e otimização para envio à reciclagem.

6. Destinação final e certificação: após a realização de tratamento dos resíduos, ocorre a destinação e emissão da certificação de destinação final de resíduos. A certificação emitida pela Ecopetro é digital, o que proporciona agilidade na entrega e maior organização no arquivamento da documentação.