Por que se preocupar com o acondicionamento de resíduos sólidos?

acondicionamento-de-resíduos

O acondicionamento de resíduos sólidos é a primeira etapa da gestão de resíduos após a geração destes. O acondicionamento de resíduos se trata da forma de guarda em recipientes apropriados para cada tipo de material, que possibilita a diminuição de riscos de acidentes, a otimização da destinação e a redução de custos.

Os recipientes para acondicionamento de resíduos sólidos são variados e a escolha vai depender das características e frequência de coleta dos resíduos. No caso de resíduos sólidos industriais, os recipientes são mais específicos.

A Ecopetro realiza a coleta e o transporte de resíduos sólidos industriais e utiliza bombonas plásticas, tambores metálicos, sacos plásticos com capacidade maior do que 1m³ (BIG-BAG) e contêineres plásticos (IBC) para fazer o acondicionamento de resíduos.

Os geradores e os gerenciadores, como a Ecopetro, devem prezar pelo cuidado e o respeito ao meio ambiente. Portanto, o acondicionamento de resíduos deve ser priorizado com o intuito de promover as boas práticas e evitar vazamento e derramamento de resíduos ao realizar a coleta e o transporte dos resíduos.

Lembramos ainda que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade compartilhada atribui a obrigação de atenção dos geradores aos resíduos sólidos desde a etapa de geração à destinação final.

Ecopetro

A Ecopetro é especialista em coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos perigosos e não-perigosos. Fale conosco para te ajudar a crescer de forma responsável e legal.