As 5 perguntas mais comuns sobre processamento de lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes não podem ser descartadas em lixo comum após o seu uso. Isto porque são consideradas resíduos perigosos, pois contêm em seu conteúdo o mercúrio, metal pesado. As lâmpadas podem poluir o ar, a água, animais e o homem e devem ser destinadas corretamente por empresas especializadas e legais.
Respondemos às 5 perguntas mais comuns feitas à Ecopetro sobre processamento de lâmpadas. Acompanhe:
1. As lâmpadas quebradas podem ser destinadas?
As lâmpadas quebradas devem ser destinadas corretamente, assim como as lâmpadas intactas. A quebra da lâmpada fluorescente permite que o mercúrio, presente em seu conteúdo, circule pelo ambiente e este é nocivo à saúde humana. Recomendamos que não se toque na lâmpada quebrada sem proteção (use luvas), que ventile bem o local e que lacre o resíduo para acondicioná-lo até o momento da coleta por empresa licenciada.
2. Como devo acondicionar as lâmpadas?
As lâmpadas devem ser acondicionadas em tambores, para evitar que se quebrem, e, ainda assim, dentro de sacos plásticos, para conter os cacos se essas se quebrarem. A Ecopetro disponibiliza acondicionamento ideal aos clientes e realiza a coleta com veículos especializados para tal serviço.
3. Como é feito o processamento de lâmpadas?
Após a coleta de resíduos no cliente, as lâmpadas são analisadas na Ecopetro e enviadas para equipamento especializado que faz a separação de materiais do produto. O equipamento tritura e pulveriza o vidro e o alumínio da lâmpada. Após a trituração, o mercúrio é liberado e direcionado para um sistema de exaustão que possui um conjunto de filtros, dentre eles o carvão ativado, que faz a absorção molecular do mercúrio.
Faça-nos uma visita para conhecer o processamento de lâmpadas.
4. Qual o destino de cada material após o processamento de lâmpadas?
As lâmpadas fluorescentes possuem na sua composição os seguintes materiais: vidro, alumínio e mercúrio. A Ecopetro faz a separação de materiais por meio de equipamento especializado que capta o mercúrio, metal pesado, por meio de carvão. O vidro é separado do alumínio e ambos encaminhados ao setor de recicláveis. Já o carvão contaminado é destinado ao aterro, segundo exigências das normas vigentes.
5. A Ecopetro é licenciada para fazer essa atividade?
A Ecopetro é licenciada pelo órgão estadual de meio ambiente (Secima) para realizar a coleta, tratamento e destinação final de lâmpadas e demais resíduos perigosos. Conte conosco para trabalhar de forma responsável e dentro da legalidade!