Por que fazer a descontaminação de lâmpadas fluorescentes?

Descontaminação-de-lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes apresentam riscos à saúde humana e animal e ao meio ambiente, se descartadas indevidamente, porque possuem substâncias perigosas em seu interior: mercúrio e pó fosfórico. A descontaminação das lâmpadas fluorescentes é necessária para prevenir doenças e impactos negativos no solo e lençol freático.

A destinação de lâmpadas ideal se pauta primeiramente no bom acondicionamento, protegendo de sol e chuva e de risco de quebra.  A coleta e o transporte das lâmpadas devem ser minuciosos, evitando “choque” entre elas e a liberação de suas substâncias químicas no ar.

Leia mais: As 5 perguntas mais comuns sobre processamento de lâmpadas fluorescentes

A quebra das lâmpadas é realizada em equipamento específico, na Ecopetro, chamado de Papa-Lâmpadas. As lâmpadas são processadas uma a uma e ocorre a separação dos materiais, como alumínio, plástico e vidro. O mercúrio e o pó fosfórico são liberados internamente e não são dissipados no meio ambiente.

Os materiais passíveis de reciclagem são enviados às recicladoras e as substâncias químicas são otimizadas para envio aos aterros industriais. Os aterros industriais são controlados e específicos para receber este tipo de material, conforme leis e normas reguladoras.

ECOPETRO

A Ecopetro é especialista em gerenciamento de resíduos. Ou seja, é certificada e licenciada para atuar com coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos industriais, sejam perigosos ou não-perigosos.

A coleta e o transporte de lâmpadas é orientada e feita por profissionais qualificados e treinados. O tratamento por equipamento específico para lâmpadas e destinação final correta conforme exigências legais.

Conte conosco para te ajudar a crescer de forma responsável e legal!