Por que devemos fazer a destinação correta de embalagens?

As embalagens geralmente são geradas na fabricação e na distribuição de produtos. As embalagens não utilizadas ou que retornaram ao fabricante por motivo de avaria ou de prazo de vencimento expirado, se tratam de resíduos sólidos e devem ter destinação final correta. A destinação correta de embalagens é regulamentada pela Lei nº 12.305, Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e deve seguir normas específicas a depender do tipo de produto das embalagens.Por que devemos fazer a destinação correta de embalagens?
Segundo a PNRS, “as embalagens devem ser fabricadas com materiais que propiciem a reutilização ou a reciclagem”. Cabe aos geradores responsáveis assegurar que as embalagens sejam restritas em volume e peso às dimensões do produto, projetadas de forma a serem reutilizadas e, se não for possível a reutilização, recicladas.
Os responsáveis pela destinação correta de embalagens, as empresas que colocam em circulação embalagens, materiais para a fabricação de embalagens ou produtos embalados, devem realizar a logística reversa. Ou seja, serem responsáveis pela destinação final das embalagens após o uso pelo consumidor.
Para tanto, os consumidores devem devolver a embalagem ao distribuidor ou fornecedor para que esta retorne à responsabilidade do fabricante. As embalagens que deverão participar do processo de logística reversa serão avaliadas por seu grau e extensão de impacto à saúde pública e ao meio ambiente pelo poder público local e fabricantes.
A Ecopetro realiza a coleta, transporte, descaracterização e destinação final das embalagens, assegurando aos clientes o cumprimento das exigências das legislações ambientais.