Impacto dos resíduos perigosos no meio ambiente

impacto-dos-resíduos-perigosos

Resíduos perigosos ou resíduos Classe I são os materiais que apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Eles podem ser inflamáveis, corrosivos, reativos e/ou tóxicos.  

Metais pesados, como chumbo, cobre, zinco, cromo e cobalto, são encontrados nos resíduos perigosos e são causadores de doenças e danos ao ser humano, como anemia, infertilidade, câncer e até a morte. Quanto ao meio ambiente, os resíduos perigosos podem poluir o ar, solo e água.

Os maiores geradores de resíduos perigosos são as indústrias e empresas, portanto estas têm a responsabilidade pela gestão e destinação final dos resíduos, conforme exigência de legislação ambiental vigente. O modo de evitar acidentes e desastres ambientais é realizar o planejamento de gestão dos resíduos perigosos e ter um plano de prevenção, realizando fiscalização no processo e gerindo riscos.

A Ecopetro atua como parceira das indústrias e empresas fazendo a gestão global de resíduos, gerando segurança e respaldo legal aos clientes. Esse processo consiste em um conjunto de ações, como avaliação do resíduo, orientação quanto  ao armazenamento,  realização de acondicionamento para transbordo, transporte, triagem, tratamento e, por fim, destinação devida do material.

Tipos de tratamento e destinação para resíduos perigosos (Classe I) que a Ecopetro realiza:
• Coprocessamento
• Aterro Industrial Classe I – Disposição Final
• Estação de Tratamento de Efluentes

Não deixe que o resíduo da sua empresa impacte negativamente a sociedade. Fale conosco para te ajudar a crescer de forma correta e legal!