Como se dá o processo de blendagem de resíduos para uso no coprocessamento?

blendagem para coprocessamento

O coprocessamento é um meio de destinação final de resíduos que elimina completamente o material e evita o envio deste ao aterro industrial. O processo de blendagem de resíduos se trata da trituração e descaracterização de resíduos industriais, com alto poder calorífico, que misturados formam o “blend”, subproduto usado como combustível alternativo para queima em fornos de cimenteiras.

O processo de blendagem se inicia na triagem de resíduos, passa pela trituração, homogeneização do material, avaliação dos parâmetros de qualidade e, por fim, a expedição para indústria de cimento.

Vamos conhecer mais um pouco dessas etapas?

Triagem de resíduos

A triagem dos resíduos é feita incialmente de forma manual, por nossos colaboradores, e, posteriormente, por meio de equipamento especializado que separa os materiais. O foco da triagem dos resíduos é identificar e classificar as tipologias de resíduos para que possam ter a melhor opção de destinação, conforme as suas características.  A ação, além de beneficiar o seu negócio, promove a preservação do meio ambiente, otimizando o uso dos resíduos.

Trituração de resíduos

A trituração de resíduos é feita por equipamentos especializados que descaracterizam embalagens e materiais. Os resíduos triturados atingem a granulometria recomendada e mistura homogênea para formar o chamado “blend”. O “blend” é armazenado em local específico, em área arejada e segura.

Parâmetros de qualidade do blend

O “blend”, resíduos triturados e misturados com alto poder calorífico, deve atender aos parâmetros estabelecidos pela Resolução do CONAMA 264/1999, que avalia, dentre outros: o teor de cinza, o teor de umidade, o teor de cloro e o PCS – Potencial Calorifico do Solo. Ou seja, a Ecopetro formula a mistura de resíduos para atender ao padrão de envio à queima legal em cimenteiras, substituindo matérias-primas não-renováveis.

Expedição para indústria

Para finalizar o processo de blendagem, a Ecopetro encaminha o “blend” em acondicionamento ideal e transporte licenciado e especializado às cimenteiras parceiras que propiciam a execução desta destinação, tida como a mais sustentável e nobre.

A blendagem de resíduos realizada com segurança e legalidade possibilitam a realização do coprocessamento, gerando a redução do consumo de combustíveis fósseis, a recuperação da energia pela combustão de resíduos, a economia no custo de produção do cimento e a destinação correta de resíduos considerados perigosos.