O que fazer com resíduos de tintas e solventes?

Resíduos de tintas e solventes são considerados resíduos químicos, portanto, resíduos perigosos. O descarte indevido pode acarretar em degradação do solo e do lençol freático, logo prejudicará a saúde pública. Então, a primeira atitude correta é recolher e armazenar os resíduos de tintas, vernizes e solventes.

O recolhimento de latas e restos de tinta, seja por motivo de produto fora de vencimento ou sobra, deve ser realizado pelos fabricantes. E estes devem dar a devida destinação. Iniciando pelo acondicionamento e armazenamento corretos, em que devem ser considerados a compatibilidade dos produtos, a natureza e o volume dos mesmos.

As latas de tintas e solventes podem ser enviadas à reciclagem. Os resíduos líquidos, efluentes contaminados, devem ser encaminhados ao tratamento em Estação de Tratamento de Efluente – ETE, para reaproveitamento energético e minimização de seu impacto.

Ecopetro

A Ecopetro realiza coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos químicos. Além de realizar a orientação quanto às exigências da legislação ambiental e acondicionamento correto aos clientes. Tire suas dúvidas, fale conosco!