Gestão e destinação de resíduos sólidos pela Ecopetro

coleta-resíduos-sólidos

A coleta de resíduos sólidos realizada pela Ecopetro é executada por veículos adaptados e licenciados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). O transporte é projetado para atender às necessidades de manuseio e acondicionamento, incluindo: plataforma elevatória do caminhão, assoalho rebaixado que previne o transbordo de resíduos, equipamento de drenagem de líquidos na carroceria do caminhão, utilizado em casos de derramamento, entre outros.

O acondicionamento dos resíduos é feito nas instalações do cliente, utilizando tambores ou contêineres devidamente identificados conforme o tipo de resíduo. A Ecopetro realiza a gestão completa dos resíduos, realizando a coleta, o transporte e a destinação adequada dos resíduos acondicionados.

Os resíduos industriais podem incluir equipamentos de proteção individual, filtros de ar, filtros de óleo, estopas e outros materiais contaminados com óleo. Os resíduos sólidos são classificados da seguinte forma: Classe I (perigosos), que não podem ser derramados e devem ser acondicionados separadamente das demais classes; Classe II (não perigosos); e recicláveis.

Ao chegar na empresa, os resíduos passam por triagem e trituração, sendo então encaminhados para a destinação final. Após a conclusão desse processo, o certificado de destinação é emitido para o cliente.