Ecopetro conquista Prêmio do Edital Senai Sesi de Inovação

Edital-Senai-Sesi-Inovação

Ecopetro participa do Edital Senai Sesi de Inovação e leva prêmio pelo projeto “Co-geração de energia a partir de tratamento térmico de resíduos industriais”. A premiação, realizada em todo o país, é uma iniciativa que valoriza a prática da inovação tecnológica e o surgimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. Empresas industriais de todos os portes e startups de base tecnológica podem submeter ideias e os premiados recebem aporte financeiro para o desenvolvimento.

No estado de Goiás, apenas três empresas conquistaram a premiação e a Ecopetro é uma delas. O projeto da Ecopetro visa a co-geração de energia por meio dos resíduos, ou seja, tornar possível a produção e a utilização combinada de calor e eletricidade, proporcionando o aproveitamento de até 60% da energia térmica proveniente dos combustíveis (resíduos) utilizados nesse processo.

A Ecopetro atenta e preocupada com o meio ambiente, percebe a iminente necessidade de minimização da ocupação de aterros industriais. Para tanto, surge a iniciativa do projeto que com novas metodologias para tratamento dos resíduos sólidos seja alternativa à mera disposição final de materiais.

O projeto

A Ecopetro desenvolveu um estudo mediante a montagem de um protótipo, utilizando uma caldeira de recuperação acoplada a uma mini turbina geradora de eletricidade. E para a alimentação mecanizada do protótipo, utiliza um material solto, desagregado e com granulometria baixa, de modo a favorecer uma combustão mais eficiente.

protótipo-cogeração
Protótipo do Projeto de Co-geração

O resíduo que poderia ir parar no aterro ou em locais indevidos, quando qualificado para queima, poderá servir como combustível para caldeira e gerar eletricidade. A inovação tecnológica se dá pelo fato de construir um processo que pode dar ao resíduo um novo rótulo, de combustível substituto de caldeiras, e ainda minimizar o impacto das grandes gerações de resíduos advindos do consumo acelerado das indústrias.