Dia Nacional do Cerrado: Incêndios são ameaças ao bioma

dia-nacional-do-cerrado

No Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, aproveitamos para destacar a importância do Cerrado no país e a preocupação com o bioma devido à grande quantidade de ocorrências de incêndios. O bioma está presente em 25% do território nacional, nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Amapá, Roraima e Amazonas.

cerrado

  Mapa demostrativo dos tipos de vegetação do bioma Cerrado. Ilustração: José Felipe Ribeiro.

O Cerrado é o segundo maior bioma do país e é o mais vulnerável às queimadas, segundo o Ministério do Meio Ambiente – MMA. Por volta de julho e setembro, período de seca, o Cerrado sofre com incêndios. Iniciativas são realizadas para que os incêndios e as queimadas sejam evitados. O MMA faz campanhas de conscientização e orientação, inclusive possui um hotsite para discutir as queimadas.

Queimadas sem autorização são crimes ambientais no Brasil. Segundo o Código Florestal, as queimadas só podem acontecer se justificadas para a prática agropastoril e florestal ou para conservar uma vegetação nativa em pesquisas científicas.

Segundo o artigo 250 do Código Penal Brasileiro, é considerado crime o ato de “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”. A penalidade para o autor do crime é de 3 a 6 anos de prisão e multa e pode ser aumentada em um terço para os casos de incêndios em florestas, matas e lavouras.

Os incêndios prejudicam a vida humana e o meio ambiente e é papel de todos denunciar quando encontrado algum foco. Para tal, a Ecopetro disponibiliza contatos para que você possa acionar o poder público. Confira:

  • IBAMA – (para denunciar crime ambiental) – 0800-61-8080
  • Bombeiros (para informar ocorrência de focos de incêndio) – 193
  • Polícia Militar (para queimadas ilegais e balões) – 190