Dia Mundial do Meio Ambiente promove discussão sobre a poluição do ar
Dia 05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2019 é a poluição do ar e tem a China como país-sede. A intenção do tema é incitar a participação de governos, indústrias, comunidades e indivíduos a explorarem as energias renováveis e tecnologias verdes e a valorizarem a qualidade do ar no mundo todo.
Segundo a ONU, “aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico”. No entanto, a poluição do ar é um problema mundial, um desafio global e urgente.
A China será a anfitriã do evento por ter apresentado uma crescente no setor de energias verdes. Atualmente, cerca de 50% dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo todo circulam dentro das fronteiras do país asiático.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial, comemorado desde 1972, um dos mais celebrados da área de meio ambiente e liderado pela ONU Meio Ambiente.
Segundo a ONU Meio Ambiente, a atenção à poluição do ar é de extrema importância, visto que 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo; a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano; a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.
A Ecopetro, empresa preocupada com o ecossistema, apoia a criação de tecnologias verdes e atua de forma que minimize os impactos de resíduos de empresas e indústrias no meio ambiente.
Fonte: ONU Brasil.