Dia Mundial da Água: Como tornamos a água contaminada com óleo em água reutilizável?

análise-de-efluente

Já observou que postos de combustíveis ou lavajatos possuem canaletas no piso ao redor do estabelecimento? Essas canaletas servem para absorver a água contaminada com óleo dessas empresas. E assim, posteriormente, possibilitar o tratamento dessa água contaminada, chamada geralmente de efluente.

A água contaminada com óleo, se não houver contingência, pode atingir rios, lagos e redes de esgoto prejudicando a saúde humana e animal e o meio ambiente. A Ecopetro trabalha na busca de conscientização das empresas e na formulação de soluções para o tratamento e a destinação correta de efluentes.

Como é o feito o tratamento da água contaminada com óleo?
O efluente contaminado passa por tratamento físico-químico na própria Estação de Tratamento de Efluente (ETE) da Ecopetro. O tratamento consiste em tratamento primário: remoção de materiais sólidos (gradeamento), tratamento secundário: processo de coagulação/floculação e tratamento terciário: filtração/polimento.
Logo após, a água tratada passa por análise e pode retornar à natureza, segundo parâmetros da Resolução 430 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Quais empresas precisam ficar atentas quanto ao tratamento de água contaminada com óleo?
• Postos de combustíveis
• Concessionárias
• Lavajatos
• Indústrias

Qual a consequência para o descarte incorreto de água contaminada com óleo?
Além de prejudicar a saúde e o meio ambiente, as empresas geradoras desse resíduo são responsabilizadas pela destinação final incorreta.
As geradoras podem responder a processos administrativos, perder financiamentos, pois projetos financiados exigem licenciamento ambiental, e sofrer punições com multas. Em alguns casos, pode acontecer paralisação das atividades das empresas.

A água é indispensável para a vida. Por isso, a Ecopetro cuida e trata desse recurso tão valioso do nosso planeta!