Destinação de lâmpadas: como fazer o descarte correto
De modelos a tamanhos de lâmpadas existem uma diversidade de opções no mercado. O que não muda é a premissa de que estas não podem ser descartadas em lixo comum. As substâncias constituintes das lâmpadas são ofensivas ao meio ambiente e à saúde. Então, como fazer o descarte correto? Vamos te explicar!
As lâmpadas, em sua constituição, possuem materiais recicláveis, como: metal, vidro e plástico. Portanto, devem ser encaminhados para empresa que faça a separação dos materiais. Na Ecopetro, realizamos essa separação por equipamento específico para trituração de lâmpadas e enviamos à reciclagem.
Quando falamos em risco e insalubridade, as lâmpadas fluorescentes são as mais preocupantes, porque além do material reciclável possuem mercúrio em sua composição. A adsorção do mercúrio é também realizada na Ecopetro e encaminhada à destinação final ambientalmente adequada para este tipo de material.
O descarte correto das lâmpadas deve ser realizado conforme o tipo e o estado da lâmpada. Ou seja, se fluorescente ou de LED e se está intacta ou quebrada. Isso porque a lâmpada fluorescente quebrada pode acarretar em risco de contaminação pelo mercúrio. E as demais lâmpadas têm risco de corte por conter vidro na sua composição.
Para facilitar o manuseio das lâmpadas, indicamos o acondicionamento em tambores ou em caixas de papelão. Se estiverem quebradas, devem ser enroladas em papel ou jornal. A Ecopetro coleta lâmpadas de empresas e indústrias, faz a triagem e a destinação correta, de forma a minimizar o impacto negativo deste tipo de resíduo.