Coprocessamento de resíduos: eliminar resíduos industriais é possível

coprocessamento-de-resíduos

O consumo desenfreado da população e a crescente produção industrial aumenta a geração de resíduos. A problemática impacta de forma ainda mais negativa quando esses resíduos são perigosos, ou seja, são resíduos tóxicos, corrosivos, dentre outros, inflamáveis. Resíduos industriais são os materiais gerados no processo produtivo de indústrias e após o consumo de produtos, como embalagens, que podem inferir na saúde humana e na qualidade do meio ambiente.

Pesquisas de novas tecnologias para destinação final dos resíduos perigosos avançam e dentre as mais sustentáveis está o coprocessamento de resíduos. O coprocessamento elimina completamente os resíduos perigosos. Esse processo se inicia na coleta dos resíduos nas empresas e indústrias, segue para triagem, trituração e homogeneização do produto para envio às cimenteiras.

O material enviado às cimenteiras, chamado de “blend”, é uma mistura de resíduos industriais com alto poder calorífico, que atua como combustível alternativo para queima em fornos de indústrias de cimento. Segundo a Resolução CONAMA nº 264/1999, o coprocessamento de resíduos é a “técnica de utilização de resíduos sólidos industriais a partir do processamento desses como substituto parcial de matéria-prima e/ou de combustível no sistema forno de produção de clínquer, na fabricação de cimento”.

Vantagens do Coprocessamento

A queima do “blend”, mistura de resíduos industriais, em fornos de indústria de cimento evita o envio destes resíduos aos aterros e diminui o uso de matérias-primas ou insumos usados para queima em fornos, como o óleo diesel.

O coprocessamento de resíduos se mostra uma tecnologia sustentável, uma vez que impacta positivamente nas questões financeira, já que o combustível substituto advindo dos resíduos tem um processo de produção mais barato, e questões social e ambiental, eliminando totalmente o resíduo na queima, sem geração de cinzas, e reduzindo o envio de resíduos aos aterros, aumentando a vida útil destes.

Mensalmente, a Ecopetro envia em média 100 toneladas de blend de resíduos industriais às cimenteiras. Os resíduos que não teriam mais utilidade passam a figurar como parte integrante do processo produtivo do cimento e assim têm uma nova visão e valor no mercado. Sem contar que se os resíduos industriais fossem descartados incorretamente poluiriam o solo e, direta e indiretamente, a água e o ar.

Ecopetro Soluções Ambientais

A Ecopetro é especialista no gerenciamento de resíduos industriais e realiza a coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos perigosos e não-perigosos.

A Ecopetro coleta os seguintes resíduos industriais que são passíveis de envio ao coprocessamento: serragem e madeira contaminadas, lodo de caixa separadora de água e óleo, materiais contaminados com tintas ou solventes, plástico contaminado, borra oleosa, papel e papelão contaminados com óleo, lubrificantes ou solventes, elemento filtrante dos filtros de óleo, solo contaminado com combustível, borra de fundo de tanques e produtos inflamáveis e resíduo têxtil e EPI contaminados.