Como se dá a classificação de resíduos?
- em: Notícias
A classificação dos resíduos é feita por meio da identificação da atividade que gerou determinado resíduo e da análise de seus componentes.
Resíduo é tudo aquilo que pode ser reutilizado e reciclado e, para isto, este material precisa ser separado por tipo, o que permite a sua destinação para outros fins. Os resíduos podem ser encontrados nas formas sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores).
A NBR 10004/04 da ABNT dispõe sobre a classificação dos resíduos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública para que possam ser gerenciados adequadamente.
A norma classifica os resíduos nos seguintes grupos:
1) Resíduos Classe I – Perigosos
Apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
2) Resíduos Classe II – Não Perigosos
Resíduos Classe II A – Não Inertes: São aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I – Perigosos ou de resíduos classe II B – Inertes. Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
Resíduos Classe II B – Inertes: Conforme anexo G da NBR 10004, são quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.
Os resíduos gerados pela sociedade são extremamente diversificados. Os resíduos gerados pelo ramo da indústria, foco de atendimento da Ecopetro, podem ser compostos por lodo, cinzas, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papéis, madeiras, borrachas, metais, dentre outros, vidros. Muitas vezes esses resíduos podem apresentar alto grau de periculosidade, principalmente aquele proveniente de indústrias químicas, petroquímicas, de mineração e metalúrgica, devendo ser tratado de forma diferenciada a fim de minimizar o impacto ambiental e também os riscos à saúde humana.
Classificar e destinar de forma segura os resíduos são etapas imprescindíveis para a proteção da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
Conheça a Ecopetro! Encontre responsabilidade e confiança que te ajudam a crescer!