Como é realizada a Limpeza da Caixa Separadora de Água e Óleo?

como-e-realizada-a-limpeza-da-csao

A Limpeza da Caixa Separadora de Água e Óleo tem um papel muito importante na proteção do meio ambiente. A caixa separadora de água e óleo (SAO) é responsável por filtrar a água contaminada com óleo e impurezas e impedir que esta chegue à rede de esgoto. Todo esse processo só é possível com a caixa separadora de água e óleo em perfeito estado, do contrário o processo se torna ineficiente. Daí a importância da limpeza e manutenção da caixa separadora de água e óleo.

Postos de combustíveis, concessionárias, transportadoras, dentre outros, são empreendimentos que têm a necessidade de manutenção periódica da caixa separadora de água e óleo, para completa eficiência da sua função.

Etapas
A primeira etapa a ser feita é a retirada da água suja da caixa separadora de água e óleo, a sucção do efluente. A segunda é o hidrojateamento, jato de alta pressão de água que retira material encrustado nas paredes da caixa separadora. Logo após, é realizada novamente a sucção do material.

Em alguns casos, existe ainda a terceira etapa, o desentupimento de tubulação da caixa separadora de água e óleo. O entupimento é causado por objetos ou mesmo o óleo. O desentupimento é realizado por meio de equipamento específico que não prejudique as vias tubulares. A água retirada da limpeza de caixa separadora de água e óleo deve ser tratada. A Ecopetro capta a água com transporte próprio para este serviço e encaminha para estação de tratamento de efluente (ETE) em sua sede, em Aaparecida de Goiânia.

Certificação
O processo de tratamento físico-químico permite que a água tratada seja devolvida à rede de esgoto ou reaproveitada nas instalações da própria empresa, conforme laudo de análise laboratorial. Após a realização do serviço, a Ecopetro gera a certificação de destinação final correta. A certificação é necessária para obter licenciamento ambiental, documento obrigatório de funcionamento.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!